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[Guia do Iniciante Dia #5] Sua primeira imagem na tela (Carregar conteúdo e a classe Texture2D)

with 3 comments


Olá caro leitor! Hoje vamos colocar nossa primeira imagem na tela! Então vamos lá.

Usaremos a seguinte imagem, então salve a mesma em seu computador:

Salve esta imagem

Salve esta imagem

Tentarei manter esse tutorial como uma guia, então façamos um passo-a-passo.

Tenha seu projeto já criado e aberto.

1. Vá no Solution Explorer, na pasta Content * botão direito * : Add > Existing Item. Selecione a imagem desejada e clique em Add. Veja:

addContent

2. O XNA nos dá a classe Texture2D para armazenar uma imagem 2D. Então antes do contrutor (topo da classe) declare uma váriavel Texture2D:

Texture2D minhaTextura;

3. O próximo passo é carregar a textura; devemos fazer isso no método LoadContent(). Veja como deve ficar o seu método:

protected override void LoadContent()
{
// Create a new SpriteBatch, which can be used to draw textures.
spriteBatch = new SpriteBatch(GraphicsDevice);

minhaTextura = Content.Load<Texture2D>(“hellowordImage”);

// TODO: use this.Content to load your game content here
}

Lembre-se que somente o nome sem o .png  ou formato deve ser colocado para carregar alguma midia.

4. Agora tudo o que falta é desenhar a textura. Isso deve ser feito no método Draw da sua classe, tudo o que precisamos fazer é:

protected override void Draw(GameTime gameTime)
{
GraphicsDevice.Clear(Color.CornflowerBlue);

spriteBatch.Begin(); // Inicie o spriteBatch

spriteBatch.Draw(minhaTextura, Vector2.Zero, Color.White); // Desenhe

spriteBatch.End(); // Finalize o spriteBatch

base.Draw(gameTime);
}

Vamos explicar:

Algumas linhas já são explicativas mas o método de desenho deve ser explicado. Ele possui 7 sobrecargas, mas usamos somente uma, veja o que ela pede:

spriteBatch.Draw(Texture2D umaTextura, Vector2 umVector2, Color UmaCor);

Usamos Vector.Zero, pois significa que a posição será 0,0 o que dá no canto superior esquerdo da tela. No próximo tutorial iremos falar sobre o Vector2.

Depois a Cor é geralmente Color.White pois a mesma não altera a imagem, se trocar por Color.Red a imagem virá avermelhada.

Termino aqui mais um tutorial. Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida é só comentar abaixo.

Obrigado.

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Written by rafaelangeline

julho 18, 2009 às 8:06 pm

Publicado em Tutoriais, XNA

3 Respostas

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  1. excelente blog amigo
    abraços

    fernando

    dezembro 21, 2009 at 3:51 pm

  2. Olá ótimo tutorial, está bem explicativo. Só não entendi o pass nº2. O que é pra fazer lá? Acontece que eu não sei exatamente nada sobre esse negócio de programação, tudo o que eu sei(e nem sei se isso conta) é um pouco de HTML e + nada.

    Flavio

    janeiro 10, 2010 at 2:09 pm


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